INSTRUTOR
OMAR FLORES
ESTILO YANG ANTIGO
LINHAGEM FENG
FORMAS: 15, 24, 42, leque, bastão, facão, espada
Olá! Me chamo Omar, tenho 31 anos e sou artista, pesquisador e instrutor de Tai Chi Chuan do estilo Yang.
...
Desde a adolescência eu me interesso e estudo das filosofias do Budismo e Taoismo, sobre suas origens e diferentes expressões. Comecei a praticar tai chi em 2014 e em 2018 iniciei minha formação no Centro Cultural Tao com o mestre Adriano D'ávila, com quem estudei até 2023.
Nos últimos 3 anos, me dedico ao estudo de uma metodologia voltada ao desenvolvimento da consciência corporal. Para mim, isso significa ensinar uma prática que conduza o alune a perceber seu corpo(mente) de forma integrada e coletiva a partir da construção de um vocabulário somático, que possibilite imaginar, incorporar e compartilhar caminhos de auto-conhecimento.
Foi duranta a experiência junto ao Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, que desenvolvi a metodologia Tai Chi Fundamental, ensino da prática a partir de uma abordagem que emprega, além das técnicas chinesas tradicionais, procedimentos da educação somática. O foco é no desenvolvimento da capacidade de perceber e compreender o corpo na sua totalidade, articulando o domínio sensorial, cognitivo, motor e afetivo do alune.
currículo longo
2014
Primeiro contato com a prática de Tai Chi Chuan e Chi kung.2018
Inicio a Formação Tradicional em Tai Chi Chuan da família Yang estilo antigo com o mestre Feng Guo Dong (Adriano D'ávila), Centro Cultural Tao. (>1500 horas/prática)2019
Foto-performance "Um Corpo", contemplada em pelo edital da III Mostra Diversa do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo.
2020
Participação no oferecimento da Residência Artística e Educativa de Si (2020) junto ao programa educativo da Fundação Iberê Camargo, onde trabalhei como Assistente de Coordenação (2019-2020)
Começo a dar aulas particulares de tai chi chuan e meditação.
2021
Formação para facilitador de Biodanza SRT, com Silvia Eick e Luis Juan Castagnini da Escola de Biodanza Solar de Porto Alegre. (250 horas, 1/2 do total)2022
Formação junto ao Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre - de Abril à Dezembro de 2020 (>300 horas-aula), resultando no espetáculo Olhar ao redor parece fácil mas não é.
Aulas particulares semanais sobre educação somática e sua metodologia, com a Coreografa Bia Diamante, de setembro a dezembro de 2022 (>30 horas-aula, Porto Alegre, RS)2023
Residência Artística de Breaking “Bgirl Represente” com Louise Lucena, no Instituto Sociocultural Afro-Sul/Odomode e online, de Janeiro à Março de 2023 (60 horas-aula)
Workshop Nomadic Roots, com Miguel Viero e Peti Costa, baseado na prática Fighting Monkey (12 horas-aula)
OMAR FLORES
INSTRUTOR